O QUE APRENDI DIVIDINDO APARTAMENTO

A gente sabe que não tá fácil bancar um aluguel, principalmente se você pretende morar no Rio de Janeiro. Se as contas não fecham pra seguir carreira solo, a solução é di-vi-dir. “Ah, mas eu quero mesmo dividir, senão vou me sentir muito sozinha.” – se você pensa assim, já começou errado.

635900485958071247-706793353_anigif_enhanced-buzz-22501-1384538888-27

Na minha opinião, o primeiro requisito é ser responsável. Procure uma pessoa de bom caráter, que não vai te deixar na mão, $acou? As demais qualidades são lucro. Você quer alguém pra dividir as contas e não um amigo. Amizade também deve ser lucro, não force. E se a pessoa já for amiga, não pense que será mais simples.

Cronologicamente falando, eu morei uns 6 meses com uma amigona (Vick), 3 anos sozinha, 6 meses com uma ex-conhecida (Carol) e, atualmente, moro com uma ex-desconhecida (Ari) – as duas últimas viraram amigas 🙂 Vale destacar que as três são MUITO diferentes.

Inevitavelmente, aprendi bastante coisa convivendo com elas. Vamos lá?

881d3bf0-d01d-0132-45ef-0ebc4eccb42f

 

Estabeleçam regras básicas

giphy_266

Uma obrigação que não quer calar: louça. Sujou, lavou. Sim, você é obrigada. Se quiser deixar pra depois, negocie. Se uma cozinhou pras duas, a outra lava. Justo.

Eu sou bem organizada e gosto da casa limpa, a Vick era assim ao cubo. Então não tivemos muito problema, a casa estava sempre um brinco. Ela ainda me ensinou a tomar gosto cheiro pelos difusores <3. Como trabalhávamos juntas, os horários eram os mesmos, fazíamos mercado antes de ir pra casa e no dia de folga organizávamos uma faxina.

Tudo mudou quando me mudei. O lado bom é que meu prédio tem serviço de limpeza e arrumação, o que é uma mão um corpo inteiro na roda. Eu e Carol lavamos raríssimas vezes a louça, aos finais de semana, e nunca limpamos a casa. Sonho, né?

Mas como o apartamento é pequeno, estabelecemos uma regra: só levar peguete/namorado quando a outra não estiver. Deu certo! Claro que vez ou outra teve que rolar uma exceção (comunicada, óbvio), rs.


Seu quarto, suas regras

dancing-on-my-own-4-o

Vocês dividem o apartamento, mas a porta do quarto é como uma fronteira e entre as suas quatro paredes reina o absolutismo.

Não entre no quarto da colega sem permissão, porta fechada é sinônimo de ‘NÃO PERTUBE’.

Se pegar algo emprestado, coloque de volta no lugar (se for roupa, entregue lavada) ou devolva em mãos. É estressante não achar aquele colar, principalmente se você estiver atrasada e geralmente você está.


Não espere nada, vá e faça você mesmo

friends_gif2

Não conte que se você colocar a roupa pra lavar sua colega vai estender. Ela pode esquecer, estar atrasada para algum compromisso, cansada demais ou, simplesmente, não estar a fim. Lembre-se: foi você quem decidiu lavar naquela hora.

Resumindo, se tomar a iniciativa sozinha de fazer algo coletivo, faça até o final. (Esse é um dos melhores conselhos)

Outro exemplo. Tem cabelo acumulado no ralo, você viu, mas já limpou aquela porcaria quinhentas vezes. Pelo visto incomoda mais a você, então limpe de novo ou vai se irritar toda a vez que for ao banheiro. Depois, com delicadeza, peça que ela se lembre de limpar. Fala que você tem super nojinho de cabelos alheios, num tom de brincadeira. Se não resolver, continue limpando porque a irritação de limpar é menor do que a de ver sujo, juro.

Calcinhas e biquínis no box: toda mulher esquece. Antes de entrar no banho, deixe as dela penduradas do lado de fora, bem visíveis. E tente se lembrar de tirar as suas. Seja o exemplo do que você espera dela, sempre.


Não mude nada do lugar sem avisar

bad-idea

A Carol, quando bebia, tinha mania de arrumar a casa. Um belo dia eu acordei, fui tomar café e quando abri o armário da cozinha estava tudo trocado de lugar. Me irritou bastante. Não mude nada na casa sem o consentimento da colega. Você não mora sozinha, já dizia a sua mãe.


Bom senso é fundamental

roommate2

Tem gente que não tem, eu sei. A dica é: se coloque no lugar do outro.

Não saia colocando música aos berros na sala se a colega não está na mesma vibe que você (eu faço isso às vezes, de música clássica a Wesley Safadão). Se quiser animá-la pode até tentar, se não funcionar no primeiro minuto é melhor desistir, vá para o seu quarto e diminua o volume.

Sua comida explodiu no microondas: limpe imediatamente.

Preste atenção se você está cumprindo menos tarefas do que ela. É chato cobrar, então tenha bom senso e tome a iniciativa da próxima vez.

É sempre legal avisar se você está chegando com visitas ou convidou alguém pra jantar, por exemplo. E não chame uma galera, nem faça uma festinha sem o consentimento (sincero) da outra.

Ainda sobre visitas, não é legal ser algo frequente. Afinal, a gente gosta de privacidade e andar de calcinha pela casa.


Desapega

k-funny-gif-kesha-24956005-480-270

A casa não é só sua, não se apegue. Se ela quiser decorar assim ou assado, ok. Se prefere a mesa em tal lugar, ok.

Basicamente, se ela demonstra que se importa, não se importe. (Acredite, esse é o melhor conselho que eu posso oferecer)


Somos um time

tumblr_mb6ptehrbt1r9zaago1_500

Inevitavelmente vocês participam da vida uma da outra, dividem não só o teto e as contas, também as alegrias e tristezas do dia-a-dia, um vinho, milhares de situações da vida adulta, brigas com o namorado, conselhos, problemas… e quando se derem conta, compartilharam tanto que criaram um vínculo eterno.

A vida e as relações são feitas de momentos.

Dividir apartamento, como tudo na vida, tem seu lado ruim. O lado bom? É uma ótima experiência e, com sorte, surge uma linda amizade.

Boa sorte! 😉

 

E aí?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: