O LEBLON É UMA CALÇADA

Fui almoçar na casa do meu pai, no Leblon, e fiz a seguinte constatação: ninguém trabalha no Leblon.

Para não dizerem que eu sou muito radical, admito que haja uma meia dúzia de paletós do mercado financeiro. Não passa disso. De resto, madames entram e saem da academia, senhores e senhoras vão ao banco e à farmácia, empresários leem jornal no Cafeína (liam, na verdade, porque fechou), jovens estilosos passeiam com os seus cachorros e casais bem vestidos tomam café da manhã no Talho Capixaba. Aparentemente, todo o mundo ali está a passeio. Por isso eu digo que o Leblon é uma calçada. Como assim? Assim, a gente senta nos bancos em frente ao BB Lanches, anda pra lá e pra cá, vê moda, gente bonita, quiçá famosa.

Quando meu pai vai à fazenda, aos finais de semana, come muito arroz, feijão, carne moída e farofa. Ele explica: “No Leblon só tem salada.”. Verdade. Uma overdose de folhas, frutas e fibras. Todo morador do Leblon faz regime. Sempre tem fila no Hortifruti. Não é a toa que o único McDonald’s a falir, na história do gigante dos fast-foods, foi o do Leblon. Aquele que dividia a Dias Ferreira e a Ataulfo. Quando eu era criança ia muito lá.

Mas a minha infância no Leblon foi mesmo regada a milk shake de morango com calda de chocolate do Fran’s Café. Sim, tinha um Fran’s bem ali no início da Ataulfo. Não sei se virou Santa Satisfação, Papel Craft ou Cafeína. Sei que era por ali. Todas as manhãs de domingo meu pai me levava para tomar o milk shake do Fran’s. Eu sempre pedia o de morango com calda de chocolate. Se não era Fran’s, era pão com Polenguinho e ovo na Lisboa. Eu ficava – e ainda fico – impressionada com a agilidade do rapaz da chapa. Primeiro porque ele escuta uns dez pedidos de uma só vez, segundo porque ele grava os dez pedidos – inclusive com ressalvas do tipo “Na canoa! Pouca manteiga! Só esquenta o pão!”. Por ser no Leblon, a Lisboa serve leite desnatado. Semi também. Eu gosto do semi, nem tão gordo nem tão água.

O Leblon tem grandes mistérios. Os quais eu venho acompanhando ao longo da vida. O mais antigo na minha memória é o da mendiga psicótica das malas. Ela sumiu faz um bom tempo. Vivia carregando malas e sacolas pelo bairro e sempre que via meu pai gritava: “SARNEY!”. Meu pai tem mesmo um bigode de Sarney. Ele respondia: “Opa! Como vai a senhora? Vai votar em mim, né?”. Ela dizia que sim, claro, e o convidava para comer um bacalhau na casa dela. Todo vez era isso. Um belo dia sumiu. Ninguém sabe para onde viajou.

Outro mistério é o fato de 99% do comércio que abre no bairro, desde que eu me entendo por gente, não vinga. Tudo começou no fim do Fran’s, seguido do Mc. Não parou mais. Até o tradicional Garcia & Rodrigues fechou as portas (felizmente está com a pequena boulangerie na Dias Ferreira – ou será que já fechou também?). Sério, todo o mês abre um novo restaurante, lanchonete e afins na Ataulfo. Só a Guanabara, o Jobi e o BB que não arredam o pé. O último a fechar foi o Cafeína, porque, segundo o boato, o proprietário do imóvel dobrou o aluguel. Alguém aí sabe o que vai abrir no lugar?

Ultimamente, o Leblon anda nostálgico. Isso porque estamos órfãos da calçada. Acho maravilhoso o metrô chegar lá, mas as obras sumiram com o bairro. Sempre que eu caminho no corredor de tapumes me compadeço da papelaria Jou-Jou. Já é difícil ser papelaria hoje em dia, pior ainda num Leblon sem calçada. Ando, ando e não acho o Leblon. É que o Leblon não existe sem calçada.

Publicado na NOO em 21/12/2014

Anúncios

Um comentário em “O LEBLON É UMA CALÇADA

Adicione o seu

  1. Adorei esse texto do Leblon, Alice! Fiquei por lá quando fui a um evento de Design, e adorei a vibe do bairro. Só me passava pela cabeça que ali fosse uma extensão da Rede Globo, onde nenhum tiro acerta, onde nada infeliz acontece.rs. Pessoas leves, velhinhos indo à padaria às 5 cruzando com jovens que voltam da balada…Meninas de cabelos de praia, rapazes lindos desfilando suas bermudas descoladas, frutas e mais frutas em lanchonetes de esquina…realmente um sonho.

    Curtido por 1 pessoa

E aí?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: